quarta-feira, 28 de março de 2012

Ah é Edmundo!

28 de Março de 2012 será um dia histórico para Edmundo e o clube que o revelou. Depois de 3 anos e meio, o Vasco organizou e realizará uma grande festa de despedida para o Animal em São Januário. Um personagem único da história do Clube de Regatas vasco da gama, concerteza um dos 10 mais importantes jogadores da história centenária cruzmaltina que escreveu uma página linda no futebol.


Uma história com alegrias e decepções, passagens bonitas e feias, de amor e ódio, mas que fizeram Edmundo Souza ser eternamente  lembrado pela nação vascaína. O jogador que teve um dos melhores desempenhos individuais que eu já vi em um campeonato (brasileiro de 97), onde naqueles 6 meses de disputa era provavelmente o melhor jogador do mundo. O título brasileiro só veio coroar um desempenho de gala naquele ano, com direito a vitória sobre o arquirrival Flamengo na fase semifinal com show e 3 gols.


Ao mesmo tempo, Edmundo ficará marcado por pênaltis decisivos importantes, como o na final do mundial de clubes contra o Corinthians em 2000 ou na semifinal de Copa do brasil contra o Sport, onde após fazer o gol salvador que levou o jogo para os penaltys, desperdiçou a cobrança que eliminou o Vasco da competição. Ídolo mesmo após mostrar a genital para a torcida que o xingava por estar jogando no Flamengo em 1995, em um dos momentos de baixa de sua carreira.


Teve uma carreira menor do que poderia ter sido na seleção, com um desempenho de 39 jogos e 10 gols, porém poucas vezes teve chance de titular, até por ser contemporâneo de gênios como Romário e Ronaldo. Passou por Vasco da gama, Palmeiras, Flamengo, Corinthians, Fiorentina- ITA, Santos, Napoli, Cruzeiro, Verdy Tokyo, Urawa Reds, Fluminense, Figueirense e Nova Iguaçu.


A torcida que comparecer hoje em São januário poderá acompanhar no amistoso contra o Barcelona de Guayaquil os últimos minutos de um craque animal. Confesso estar com um pouco de inveja de quem vai pois lembrar de Edmundo é lembrar de muitas conquistas importantes do Vasco na década de 90. E recordar do célebre canto da torcida que até hoje é entoado na colina histórica: "Ah, é Edmundo!"


Edmundo comemora gol pelo vasco. Essa imagem ficou para história do Vasco. Fonte: Goal.com/br

Um comentário:

  1. Em dia de reboladinha do Edmundo, quem dança sempre é o Flamengo. uashuahsuahsuas' #MITO

    ResponderExcluir